Blog

Como ajudar seu doguinho com medo dos fogos?

17 | dez - Postado por: summer

Quem tem um doguinho em casa sabe como os barulhos de fogos de artifício são grandes vilões, e com a chegada de datas comemorativas como o Ano Novo, as preocupações se tornam uma presença constante. Afinal, os cães possuem uma audição muito desenvolvida e sensível, diferente da nossa. Por isso, estrondos altos podem causar traumas ou outros problemas em situações mais graves.

Quando isso acontece, alguns cães costumam tentar fugir para sua casinha, para baixo de móveis ou para cantinhos da casa. Há ainda casos de cachorros que tentam incessantemente se livrar do barulho e acabam fugindo de seu lar apavorados, pulando de janelas ou até mesmo sofrendo convulsões, o que, de fato, é uma grande preocupação.

Mas como reagir durante situações como essas?

Você pode praticar alguns truques com seu peludinho antes da noite da virada, para prepará-lo para o momento. Olha só:

Coloque sons de fogos de artifício para seu cachorro ouvir (o mais baixo possível) algumas vezes por dia.
Associe o som dos fogos com algo que seu amigão goste, como petiscos, brinquedos, carinho etc.
Ao longo dos dias, aumente gradualmente o volume do som e continue associando o som com algo que ele goste, para que assim ele possa vincular o barulho de fogos com coisas boas.
Repita esse processo todos os dias, até que seu cãozinho consiga ouvir o som dos fogos bem alto sem ficar com medo.

Se o seu cachorro demonstrar, em algum momento, sinais de medo, abaixe o volume até o ponto em que ele se sinta confortável. E caso você não consiga treinar o procedimento ou seu amigão não tenha eliminado o medo por completo, invista nas dicas abaixo:

Não mude o seu comportamento durante a queima de fogos. O hábito que a maioria dos donos tem, de acolher os cães nesse momento, acaba fazendo com que o doguinho associe o medo com o recebimento de carinho.
Não demonstre reações. Fique o mais tranquilo possível, pois a sua linguagem corporal induz ao seu cão se ele precisa ter medo ou não.
Tente esconder o som dos fogos: feche as janelas, ligue o ventilador ou o ar-condicionado e o rádio ou a TV.
Deixe que o seu cãozinho se esconda onde quiser. Não o force a nada, pois isso pode provocar ainda mais o medo dele.

Pode ser que, para o seu cachorro, as dicas não amenizem o medo. Portanto, procure ajuda de um veterinário experiente, pois o especialista pode indicar medicações contra ansiedade ou sedativos que o auxiliem a ficar mais tranquilo.

notícias relacionadas


Warning: Undefined variable $i in /home/crecheparacachorrosaopaulo/www/wp-content/themes/crecheparapets/single.php on line 75