Blog

Como acabar com a ansiedade por separação?

23 | maio - Postado por: summer

 

Muitos cães que passam a maior parte do tempo sozinhos acabam desenvolvendo ansiedade por separação. Esse transtorno prejudica tanto o psicológico quanto o físico do cachorro e faz com que ele comece a apresentar comportamentos como: latidos e uivos excessivos; recusa de água/alimentos; respiração ofegante; xixi e cocô fora do lugar, entre outros sintomas. 

 

Essa ansiedade ocorre quando há uma diferença entre a experiência que o animal vive quando o tutor está em casa e quando não está. Ao se encontrar sozinho, sem ninguém para brincar ou se entreter, ele pode ficar ansioso. 

 

Para prevenir esse problema separamos algumas dicas para ajudar, confira:

 

Saídas-teste 

 

Uma técnica ideal para fazer o cachorro se acostumar, especialmente quando se é filhote, é fazer “saídas-testes” para que o animal se acostume com a ausência de pessoas na casa. Funciona da seguinte maneira: deixe o cão com algum brinquedo, saia por alguns minutos e depois entre sem fazer alarde. 

 

Enriquecimento ambiental 

 

Enriqueça o ambiente com brinquedos antes de sair, assim o pet não fica entediado, gasta energia física e mental e ainda se conecta aos instintos primitivos. 

 

Passeio 

 

Se possível, inclua na rotina do animal passeios antes de sair de casa. Assim, ele fica mais cansado e relaxado. 

 

Creche 

 

Para os pais de pet que passam muito tempo fora, uma boa opção é utilizar a creche para cachorros. No local, são realizadas diversas atividades e brincadeiras. 

 

Na Planet Dog contamos com uma área de 1500m² com piscina, playground, spa e muito mais! E os pais preocupados podem ficar sossegados pois disponibilizamos monitoramento em tempo real que você pode acessar diretamente de seu celular ou computador.