Blog
O sofá? Cheio de pelo. O chão? Cheio de pelo. Aquela blusa nova? Cheia de pelo. Quem tem pet sabe a luta que é para manter tudo limpo.
Mas, essa é uma questão que vai muito além de porte e raça de cães, e para entender o que fazer para evitar esse excesso de pelo nos lugares primeiro é preciso descobrir qual a causa, se é algo esperado da fisiologia do cachorro ou se são questões mais “sérias” como algum problema de saúde.
Quando a queda de pelo faz parte da raça
Para algumas raças, a queda de pelo é perfeitamente normal, inclusive, acontece de forma sazonal como uma forma de enfrentar as temperaturas mais quentes ou mais amenas.
Para saber se seu cão faz parte desse grupo, é preciso observar como essa perda de pelo se dá, se acontece de forma igualitária em todo o corpo, ou seja, sem pontos com mais pelo e outros sem nenhum. Caso ele apresente partes do corpo sem pelo, isso pode indicar alguma doença.
Quando a queda de pelo é um problema de saúde
Cães que apresentam uma queda concentrada de pelos em algum ponto da pele, podem ter algum tipo de problema como alergia, micose, ou, até mesmo, estar com algum comportamento obsessivo, lambendo e agredindo aquele ponto no corpo.
Além disso, o animal também pode estar com algum parasita presente no corpo (pulgas e carrapatos), o que faz com que as quedas de pelo sejam maiores que o normal.
Como resolver?
Se a queda de pelo está acontecendo por conta da sazonalidade (mudança das estações), essa é uma troca natural e vai cair de forma igualitária. Para resolver esse “problema”, é possível levar o animal para realizar a tosa correta para a sua raça e também escová-lo semanalmente, para retirar os excessos de pelo e evitar que caiam tanto pelos lugares.
Caso você tenha notado que a queda não está igual, e o cão apresenta perda de pelo em apenas um ponto do corpo, é necessário levá-lo ao veterinário.
notícias relacionadas
Warning: Undefined variable $i in /home/crecheparacachorrosaopaulo/www/wp-content/themes/crecheparapets/single.php on line 75